Tuesday, August 9, 2016

As ruas do Rio: Insights semanais do Waze, incluindo sobre o trânsito da Cerimônia de Abertura!

Você sabia que o Brasil é um dos maiores, mais antigos e mais vibrantes mercados para o Waze no mundo? Só no Rio de Janeiro são mais de 800 mil usuários ativos mensais, que juntos dirigem cerca de 133 milhões de quilômetros por mês!

Nas próximas quatro semanas, o Waze irá fornecer informações úteis sobre o que está acontecendo nas vias do Rio. Para fazer isso, o Waze vai analisar o uso semanal do app e as informações locais de seus editores de mapa, uma rede de voluntários ativos que mantêm os mapas do Rio atualizados e precisos no Waze.


Confira o que descobrimos na semana de domingo, 31 de julho, a sábado, 6 de agosto:

  • Insights locais - Na semana passada, a rede de editores de mapa fez cerca de 30 mil edições no mapa do Waze. Isso incluiu abrir e fechar vias, e adicionar locais ao mapa. A maior adição de todas foi incluir as casas temáticas da Olimpíada no mapa do aplicativo.
  • Hora de maior movimento: 18h - A maioria dos eventos começam à noite, e levamos em consideração que os usuários estão indo para o evento, ou correndo para chegar em casa nesse período.
  • Dia mais movimentado: Quarta-feira - O Waze pensou que a Cerimônia de Abertura, na sexta-feira, 5 de agosto, seria o dia de maior atividade. No entanto, a chegada da tocha olímpica na cidade e protestos podem ter levado ao aumento da atividade do aplicativo na quarta-feira.


Porque Waze pensou que a Cerimônia de Abertura teria mais uso do aplicativo, queríamos olhar isso com mais profundidade. Para que isso acontecesse, o Waze se uniu a CARTO, uma tecnologia líder de mercado na área de inteligência de localização para análise e predição. Isso permitiu ao Waze visualizar os congestionamentos, perigos e alertas de acidentes alertados pelos usuários em uma área de 10 quilômetros ao redor do Maracanã - o local da cerimônia de abertura -, a partir da meia-noite de sexta-feira até às 3h da manhã de sábado. Aqui estão algumas coisas que descobrimos:

  • Higienópolis teve forte atividade de alertas durante todo o dia: Das 8h às 21h, o bairro de Higienópolis foi saturado com alertas de engarrafamento. Os alertas de acidentes e perigos apareceram ao longo desse período de tempo, geralmente relacionados aos momentos em que os congestionamentos aumentaram.
  • O período das 16h às 20h30 foi o mais ativo na região: a Cerimônia de Abertura começou às 20h e os alertas de congestionamento do Waze foram mais elevados das 16h às 20h30. Durante esse tempo, a área ao redor do Maracanã (Praça da Bandeira, Rio Comprido, e entre o Maracanã e a Tijuca) viu maior atividade durante todo o dia, provavelmente com a chegada dos participantes ao estádio e os não-participantes tentando evitar o tráfego do evento.
  • Pico de Alertas à meia-noite: os alertas de congestionamento começaram a aparecer à meia-noite ao redor do Maracanã - quando a Cerimônia de Abertura terminou - e, na próxima hora,  se espalhou pelas outras regiões conforme o tráfego se afastava do estádio.

Para ver a atividade em tempo real, visite www.waze.com/rio e explore as condições em tempo real em seis cruzamentos críticos em torno dos jogos. Além disso, não se esqueça de voltar na próxima semana para ver como "As Ruas do Rio” estarão na segunda semana!

*O Waze não é patrocinador oficial, ou está afiliado aos Jogos Olímpicos; o objetivo do site é compartilhar insights sobre o tráfego local da mesma maneira que o app do Waze.

No comments:

Post a Comment