Tuesday, September 13, 2016

Os melhores e piores lugares para dirigir, segundo Índice Waze

Qual é o melhor lugar no mundo para dirigir? E onde se curte menos estar atrás do volante?


Waze anuncía hoje pelo segundo ano consecutivo o seu Índice de Satisfação do Motorista, que analisa a experiência de condução de milhões de usuários do Waze em 38 países e 235 cidades, e que dá pontuação de satisfatória (10) a muito ruim (1). Apesar do Waze contar com mais de 65 milhões de usuários ativos em todo o mundo, o estudo concentra-se em países e cidades com mais de 20 mil usuários ativos por mês, o que garante a precisão dos dados e comparações justas entre os países.




O Índice de Satisfação do Motorista do Waze considera seis atributos, quantitativos e qualitativos, para mostrar como é dirigir em uma variedade de cidades e países ao redor do planeta.


Fatores chave da condução:


  • Trânsito: densidade e severidade.
  • Qualidade: qualidade das vias e infraestrutura.
  • Segurança nas vias: densidade de acidentes, obstáculos e condições do clima.
  • Serviços ao motorista: acesso à estações de serviço e estacionamento simples.
  • Socioeconômico: acesso a carros e impacto do preço do combustível.
  • Wazeyness: satisfação e ajuda da comunidade Waze (medido pelos agradecimentos aos alertas de outros motoristas, e pelos estados de ânimo selecionados pelos usuários no aplicativo).



Quem são as estrelas? Pelo segundo ano consecutivo, o melhor lugar no mundo para dirigir é a Holanda, graças a sua amistosa condição do trânsito e uma sólida qualidade das ruas e de infraestrutura. O Top 5 é completado pela França, Estados Unidos, República Tcheca e Suécia.
Onde é bem difícil ser motorista? El Salvador, Filipinas, Guatemala, Panamá e Indonésia são os lugares menos satisfatórios, devido ao seu intensíssimo trânsito, baixo nível de Wazeyness e fatores socioeconômicos.


No ranking por cidade, França domina com Valence no primeiro lugar, graças à boa qualidade das suas ruas, baixos preços de combustível, pouco trânsito e uma comunidade Waze que ajuda muito; outras 9 cidades francesas ocupam as posições do Top 10. A ganhadora do ano passado, a cidade de Greensboro (Estados Unidos) desceu para a posição número 5, empatando com Avignon (França).


No extremo oposto, Cebu (Filipinas) é a pior cidade do mundo para dirigir, seguida de Bogor (Indonésia), San Salvador (El Salvador), Denpasa e Bandung (Indonésia).


O Brasil ocupa a terceira posição na América Latina (atrás de Porto Rico e Argentina, nessa ordem) e a posição número 20 no mundo. O país tem uma das maiores redes de motoristas - só na Grande São Paulo, por exemplo, o Waze conta com cerca de 3 milhões de usuários ativos mensalmente que dirigem mais de 400 milhões de quilômetros com o app a cada mês.


Uma das descobertas interessantes deste ano é que, das 10 melhores cidades para se dirigir no país de acordo com a experiência do usuário no app, 6 estão localizadas no interior do estado de São Paulo: Sorocaba, Atibaia, Taubaté, Jacareí, Grande Campinas e Piracicaba. A melhor cidade para dirigir no Brasil é Volta Redonda (RJ), enquanto Maceió (AL) é considerada a pior.




Quer saber mais? Explore o ranking mundial no nosso mapa interativo em waze.com/driverindex e clique nos diferentes pontos para conhecer a pontuação dos diferentes países e cidades do mundo.

O relatório completo pode ser baixado aqui.

5 comments:

  1. Analisando a pesquisa saiu duas vezes a cidade de Curitiba e Cuiabá não está nela, será que confundiram Cuiabá com Curitiba para ter aparecido 2x?

    ReplyDelete
  2. Alguém vende um bom BI para o waze que esses que estão usando ta dando errado.

    ReplyDelete
  3. eu sabia que manaus estava ruim, mas ta muito ruim.

    ReplyDelete
  4. bom dia

    estou tentando instalar o waze mas ao instalar entra na primeira pagina e trava .
    meu aparelho movem é um samsung J5

    ReplyDelete